Thursday, 1 July 2010

Directo do mar

Sempre que não sei o que hei-de fazer para o jantar (ou para o almoço, claro) recorro à fórmula infalível: pescada cozida, com bróculos, cenouras, cebola e batata. O truque passa por, em primeiro lugar, a pescada ser fresquinha (as regras são as básicas: olhos brilhantes, guelras avermelhadas,  corpo rijo e elástico ao toque, pele lustrosa e escamas resistentes). Mesmo que a seguir vão congelar, fica sempre diferente, se o peixe já não for muito fresco. O peixe cá de casa vem todo da praça e a nossa peixeira até nos prepara o peixe para o sushi (fica prometido um post para breve).

Em segundo lugar, para não vos acontecer o que eu e a minha irmã obrigavamos os meus pais a fazer em pequenas (leia-se, esmagar tudo para disfarçar o peixe, embora já nesses tempos antigos houvesse azeite, por isso o problema era mesmo nosso), aconselho a optarem por um azeite de boa qualidade (nós produzimos o nosso,  por isso não consigo aconselhar uma marca, a não ser que o nosso é óptimo) e regar tudo também com vinagre (customavamos usar vinagre de vinho, porque nos tinha azedado um pipo de vinho, mas agora que se acabou, estou grande adepta de vinagre de arroz e de framboesa para as saladas). Se não forem adeptos de pescada cozida (eu não era propriamente a maior fã antes da O. nascer), podem sempre dar um olhinho aqui e ir por outra via.
Eu nem ia colocar ingredientes ou tempos de cozedura, mas o meu marido ficou ofendido. Estou totalmente proibida de omitir informações ou de colocar q.b. Por isso aqui vai:

ingredientes
uma posta de pescada por pessoa
costumo contar com uma batata, uma cenoura e um bróculo por pessoa
por vezes cozo um ovo para os mais famintos

como
> o peixe coze em 5 minutos (mesmo) e por isso deve ser a última coisa a fazer.
> são mesmo os últimos a entrar na panela (cá em casa é sempre primeiro as senhoras), para não ficarem desfeitos.
> cozam o peixe e os legumes em panelas separadas
> se nada disto vos ajudar, telefonem à vossa mãe. Não há nada como as nossas mães para nos tirarem dúvidas de como se coze peixe 

nota
se sobrarem legumes ou peixe, guardem no mesmo recipiente no frigorífico (escorram a água por completo. No dia a seguir podem sempre temperar tudo com molho de iogurte, limão e acrescentar, se vos apetecer, milho e têm um almoço rápido e saudável. Quem é amiga?

No comments:

Post a Comment